Make your own free website on Tripod.com
 
Home
Sintomas comuns 
Patologias comuns
Cirurgias
Clipping
Fale Conosco
Conheça o Dr Vinicius
 
 
 
 
 
Apnéia obstrutiva do sono  
 

A apnéia obstrutiva do sono é um problema comum em adultos que pode levar a hipertensão, problemas cardíacos, acidentes vasculares cerebrais e morte súbita. Outras conseqüências podem ocorrer devido ao problemas do sono como sonolência diurna excessiva, aumento de peso, pouca produtividade no trabalho, problemas de relacionamento interpessoal, aumento de risco de acidentes como em automóveis.

As desordens de sono na criança, podem ocorrer da infância ou na  puberdade, é em vários aspectos similar as condições que ocorrem em adultos, porém possui causas, conseqüências e tratamentos  diferentes.

A apnéia obstrutiva do sono pediátrica:

O primeiro sintoma  é o ronco que é alto e presente todos os dias, e que piora deitado de costas e é interrompido por uma completa obstrução da respiração com engasgo e retorno do ronco. Aproximadamente 10% das crianças relatam roncos. Dez por centos destas crianças (um por cento do total de crianças) possuem apnéia obstrutiva do sono.

Quando um individuo, jovem ou adulto, possui obstrução da respiração durante o sono, o corpo responde a este como um fenômeno de choque. A freqüência cardíaca diminui, o sistema nervoso simpático é estimulado, aumenta a pressão arterial, o cérebro é estimulado, e o sono é interrompido. Na maioria dos casos o sistema vascular da criança pode tolerar as mudanças na pressão arterial e na freqüência cardíaca no entanto, o cérebro não tolera interrupções repetidas do sono levando a criança a ter problemas de comportamento, agitação 

   Consequencias de apneia obstrutiva do sono pediatrica

Roncos: um problema se a criança divide o quarto ou durante o sono em outros locais

Privação do sono: a criança pode se tornar calada, inativa e desatenta tanto na escola quanto em casa. A performance na classe ou na escola pode diminuir assim como a alegria. Podemos encontrar falta de energia preferindo sentar na frente da televisão a participar de atividades físicas, o que pode contribuir para obesidade

Produção anormal de urina: pode ocorrer nictúria (aumento da urina noturna) podendo encontrar "cama molhada".

Crescimento: o hormônio do crescimento é secretado a noite. as crianças com apnéia noturna podem sofrer uma alteração na liberação do hormônio do crescimento diminuindo sua produção!

Déficit de atenção/ hiperatividade: Existem estudos identificando as patologias respiratórias obstrutivas do sono como um dos fatores que contribuem para desordens com déficit de atenção.

DIAGNÓSTICO DE PATOLOGIAS RESPIRATÓRIAS OBSTRUTIVAS DO SONO (PROS)

Os  primeiros sinais de PROS são reconhecidos pelos pais que observam (e escutam!) o sono do seu filho e identificam, agitação na cama, roncos, paradas respiratórias, e cama molhada. Os sintomas sociais são mais difíceis de observar e incluem, alteração no humor, mau comportamento, baixo rendimento escolar.

Uma criança que se suspeita de PROS, deve ser avaliada por um otorrinolaringologista/ otorrinopediatra. Se os sintomas são importantes e o tamanho das amígdalas/ adenóides o fator primordial na causa da doença, é indicada a amigdalectomia, adenoidectomia ou adenoamigdalectomia. Se os sintomas são leves, as amígdalas e adenóides são pequenas outra causa de obstrução nasal deve ser investigada, como rinite, desvio de septo nasal ou hipertrofia de cornetos nasais. Devendo o seu médico avaliar caso a caso conforme a entrevista médica e o exame físico.

Pacientes como anormalidades craniofaciais nos ossos da mandíbula ou maxila, língua, normalmente apresentam desordens do sono o que deve ser tratado conforme a gravidade e o o tipo de patologia.

A polisonografia é um  exame que pode ser feito para o diagnóstico de desordens do sono, porém podem ter resultados não muito acurados em crianças pois exames normais ou indefinidos ainda podem ser considerados patologias do sono conforme os fatores relatados pelos pais.

Tratamento das patologias respiratórias obstrutivas do sono

 

 

 

PROF DR VINICIUS RIBAS FONSECA 

Obrigado por nos prestigiar com sua visita.