Make your own free website on Tripod.com

 

Home
Sintomas comuns 
Patologias comuns
Cirurgias
Clipping
Fale Conosco
Conheça o Dr Vinicius
 
 
 
 
 
Língua presa (ankiloglossia)

Lingua presa é o termo não medico utilizado para denominar uma patologia que limita os movimentos da língua chamada de ankiloglossia

Antes de nacermos um cordão de tecido forte que direciona o crescimento das estruturas da boca esta posicionado no assoalho da boca e é chamado frenulum. Após o nascimento o frenulum continua guiando a posição do nascimento dos dentes. Quando nos desenvolvemos o frenulum regride e se torna fino. O frenulum é faclmente visível abaixo da lingual. Em algumas crianças o frenulum é extremamente grosso ou falha em regredir e pode causar problemas de mobilidade da língua.

A lingual é um dos músculos mais importantes na fala e deglutição . Por esta razão tendo a lingual presa pode lever a problemas na deglutição ou fala.

Quando um problema de lingual presa precisa de tratamento?

Nas crianças

Alimentação. No bebê o frenulum muito espesso  pode levar a problemas na sucção o que pode levar a pouco ganho de peso, os problemas na alimentação devem ser discutidos com o pediatra da criança que deve indicar uma avaliação otorrinolaringológica/ otorrinopediatra.

NOTA: Mães que amamnetam e experimentam dores ao amamentar ou bebes que tem problrmas ao amamentat devem ter suas crianás avaliadas quanto a  akiloglossia. Apesar de muitas vezes ser overlooked a lingua presa pode ser uma causa de problemas na alimentação, e afetar a ganho de peso e levar algumas mães a abandonar o aleitamento materno.

Nas crianças e adultos

Linguagem – Apesar da lingua ser possivel de compensar a ankiloglossia e não haver problemas de linguagem agumas crianças podem ter. Em torno dos 3 anos, problemas na fala, especialmente na articulação de sons como os fonemas - l, r, t, d, n, ti, xi, e z podem ser notados. Uma avaliação é recomendada se a metade das palavras de uma criança com 3 anos de idade na=ao for entendida fora do circulo familiar. Apesa de não haver meios  objetivos de dizer se uma criança com ankiloglossia possa ter dificuldades na fala mais tarde, as seguintes características são comuns:

  • A ponta da língua forma um “V” invertivo
  • Inabilidade de colocar a língua acima dos labios superiores
  • Incapacidade de tocar o céu da boca com a lingua
  • Dificuldade de mover a língua de um lado para o outro

Outro teste fácil de fazer é perguntar para os pais se a criança pode lamber com facilidade um sorvete de casquinha ou um pirulito. Se a resposta é não o especialista deve ser consultado.

Aparência – Para crianças mais velhas a aparência pode ser alterada pela língua presa causando problemas dentários como um espaço entres o s dentes da frente. Se o pediatra recomendar um especialista uma cirurgia – frenulectomia (corte e sutura do freio da língua) pode ser feita

Considerações quanto a frenulectomia

A frenulectomia é um procedimento cirurgico simples e normalmente não existe grandes complicações. Para pacientes recém natos (menores que seis semanas) pode ser feita no consultório. A anestesia geral deve ser recomendada para crianças mais velhas. Para adultos pode ser feita no consultorio sob anesthesia local. Apesar da frenulectomia ser um procedimento simples pode causar grande impacto na vida da criança, melhorando a alimentação, fala e auto-estima

 

 

PROF DR VINICIUS RIBAS FONSECA 

Obrigado por nos prestigiar com sua visita.