Make your own free website on Tripod.com

 

Home
Sintomas comuns 
Patologias comuns
Cirurgias
Clipping
Fale Conosco
Conheça o Dr Vinicius
 
 
 
 
 
Pós-operatório de cirurgia de amigdalas e adenóide

As amígdalas são dois agregados linfóides localizados nos dois lados e atrás da garganta. As adenóides são constituídas pelo mesmo tecido das amígdalas localizada na parte de trás do nariz e acima do céu da boca. As amígdalas e adenóides são muitas vezes removidas quando se tornam grandes e bloqueiam a via aérea superior, causando dificuldade respiratória. Podem também ser necessária a remoção quando ocorrem várias infecções de garganta (6 durante um ano ou 5 durante seis meses).

O procedimento de remoção das amídalas é chamado amigdalectomia e das adenóides adenoidectomia e geralmente feitas em conjunto: Adenoamigdalectomia!

A adenoamigdalectomia é um procedimento cirúrgico ambulatorial que dura em torno de 30 a 45 minutos e é feito sob anestesia geral. Normalmente os pacientes permanecem no hospital ou clínica em torno de 4 horas após a cirurgia para observação. Pode ser necessário passar a noite após a cirurgia s ocorrer sangramento excessivo ou pouca ingestão de líquidos pelo paciente após a cirurgia.

Após a cirurgia...

A maioria dos pacientes precisam de 7 a 10 dias para se recuperar após a cirurgia. Alguns se recuperam mais rapidamente; outros talvez precisem de duas semanas para uma recuperação total. Algumas recomendações devem ser seguidas:

Ingestão de líquidos e comidas: O mais importante para uma boa recuperação após a cirurgia é que o paciente tome muito líquido. Leites e derivados gordurosos devem ser evitados nas primeiras 24 h depois da cirurgia. Ofereça sucos, refrigerantes, iogurte, pudim, sorvetes, vitaminas, farinha láctea com leite, alimentos batidos no liquidificador, sopas. Alimentos duros e ásperos devem ser evitados por 7 dias. Alguns pacientes podem ter náuseas e vômitos após a cirurgia nas primeiras 24 h (o que deve melhorar sozinho). Contate o seu médico se algum sinal de desidratação ocorrer (olhos fundos, urinar menos de 2 -3 vezes ao dia, choro sem lagrima, boca/ lábios secos).

Febre: Febre baixa pode ocorrer por alguns dias após a cirurgia. Entre em contato com seu médico se ocorrer febre superior a 38o C

Exercícios físicos: Deve-se evitar exercícios físicos por 15 dias após a cirurgias. Recomenda-se atividades recreativas leves em casa acompanhadas por adultos.

Respiração: Roncos e obstrução nasal pode ocorrer devido ao inchaço após a cirurgia, o que normalmente melhora após 10 a 14 dias.

Uma placa branca de cicatrização ocorre após a cirurgia no local onde estavam as amígdalas. NÃO É INFECÇÃO!!!

Sangramento pode ocorrer após a cirurgia, pequenos filetes de sangue na saliva ou pelo nariz pode ser encontrado, porém sangue vermelho vivo ativo NÃO DEVE OCORRER!!! Caso ocorra contate imediatamente o seu médico ou leve a criança em uma emergência. O sangramento é uma indicação de que a placa de cicatriz está caindo!

DOR quase a totalidade das crianças que sofrem uma adenoamigdalectomia se queixam de dor na garganta! Algumas pode se queixar de dor no ouvido (dor reflexa) e algumas pode se queixar de dor no pescoço ou na mandibula (devido a posição no momento da cirurgia). Para que não haja dor excessiva e o pós operatório ocorra mais tranquilamente de as medicações prescritas por seu médico nos horários marcados. É melhora acordar a criança e instituir a medicação antes que a dor comece.

 

 

PROF DR VINICIUS RIBAS FONSECA 

Obrigado por nos prestigiar com sua visita.